sexta-feira, 4 de março de 2011

UMA LÁGRIMA DE SAUDADE!



AH!  SAUDADE...
LAVA TEU ROSTO COM ESSAS LÁGRIMAS SALGADAS
QUE TE DIVIDO CONTIGO!
ELAS SÃO TÃO MINHAS QUANTO TUAS!

AH! SAUDADE...
SENTE MEU ABRAÇO DE CARÊNCIA,
E ME ABRAÇA, ME PERMITE SENTIR
O QUE NÃO POSSO TOCAR!

AH! SAUDADE...
TE SINTO DOCE E AMARGA,
BONDOSA E CRUEL!
LEVASTE PARA LONGE PARTE MIM...
E ME TRAZ A LEMBRANÇA DO SE FOI!

AH! SAUDADE...
MESMO ASSIM NÃO TE AUSENTES!
EU TE QUERO NO MEU CORAÇÃO...
ME ENVOLVE NO LAÇO DO ETERNO.

AH! SAUDADE...
CARREGA ESSE CESTO DE PÉTALAS DE ROSAS
SOBREVOA O INFINITO E PERFUMA QUEM AMO!
LEVA MINHA TERNURA, MEU CHEIRO, MEU AFAGO...
E VOLTA PARA ME ABRAÇAR!

CONCEIÇÃO GAMA.
04/03/11



domingo, 27 de fevereiro de 2011

REVÉS DO ÓDIO, BUSCA INCESSANTE...




"Que seja imortal, posto que chama, mas que seja infinito enquanto dure", já nos dizia o poeta Vinicius de Moraes, em referência ao amor.
Quais palavras buscar em nosso vocabulário de vida, onde pudessemos conceituar sob a óptica singular que nos é própria, ou mesmo sob o âmbito da coletividade, do que é ou que seja imortal, infinito?
Não os encontro nessa entrada que percorri até agora...
As palavras! O conceito!
Penso ser uma questão de "experênciar"...
Faço referência ao desejar, ao querer e aos limites que demarcarmos no terreno de nossas almas.
Linhas que se transformam em crateras, sem pontes, separadas pelo pre-conceitos e os "supostos conceitos" dos achismos que andam e correm soltos pelos corações de quem não encontrou ainda um porto seguro.
A príncipio tomo como base o amor que temos a nós mesmos! Isento aqui, o amor de ordem egocêtrica, aquele tipo de doce que nos é oferecido porque somos "educados", pacientes, tolerantes, mais que ao desgustarmos, amarga como jiló!
Passamos a colocar na condição de mistério, o que diante da ausência do auto-conhecimento, da vivência peculiar de cada relacionamento e seus frutos, o que não permitirmos que faça parte da nossa caminhada, esse mistério usa máscara para não o identificarmos. Precisamos estar atentos para não perdermos as oportunidades que a vida nos oferta no dia de hoje!
É assim, que o revés do ódio nos proporciona e convida a sermos parte do mistério!
O mistério que decidimos viver como opção, e que nos conduz através do trem da vida, nos vagões recheados do mistério verdadeiro, aquele que não cabe ao entendimento humano. 
Penso que o amor é fruto de semente selecionada pelo respeito, pelo carinho, pela educação, pela ternura, pelo acolhimento, e sobretudo pelo perdão, tendo como ponto de largada a nossa própria vida.
É bonito, pensar nessa imensidão de possibilidades de carregar os vagões do trem de nossas vidas, e nos deixarmos embalar pelo vai e vem, que nos lança de um lado para o outro,  como uma criança sendo acalentada nos braços seguros de sua mãe, na reciprocidade gerada do bem querer.
Quem não vive ou não viveu uma quimera, jamais terá alegria e o prazer de sentir o perfume das rosas
e perceber que os espinhos apenas nos apontam o caminho da apredizagem , que nos leva aos nossos limites e de outrem.
É bom, muito bom saber que ao cultivar o amor, não executo as descisões e atitudes quem me cabem, sem a ajuda do meu Senhor!
Quanto a chama do amor, convido-a a ser parte que ilumina os meus percursos, e que certamente não será apagada, pois essa imensidão , denomidada aqui como "infinito"  possue luz própria, que ilumina essa "chama", afinal somos frutos do Amor Maior!

Conceição Gama
27/02/11